quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Desmatamento


O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e principalmente pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial, isso coloca em risco fundamentalmente regiões compostas por florestas.

A exploração que naturalmente propicia devastação através das atividades humanas já disseminou em cerca de 300 anos mais de 50% de toda área de vegetação natural em todo mundo.

A atividade de extrativismo vegetal é extremamente importante em vários países como o Brasil, com predomínio de florestas tropicais, assim como a Indonésia e o Canadá com florestas temperadas, e essa extração coloca em risco diversos tipos de vegetações distribuídas no mundo.

Atualmente a destruição ocorre em “passos largos” podendo ser medida, pois anualmente são devastadas cerca de 170.000 km2, os causadores da crescente diminuição das áreas naturais do planeta são dentre eles a produção agrícola e pastoril com a abertura de novas áreas de lavoura e pastagens, o crescimento urbano, a mineração e o extrativismo animal, vegetal e mineral.

Essa exploração é característica da Ásia, que por meio da extração de madeira já destruiu 60% de toda floresta, no Brasil o número é pouco menor, mas não menos preocupante, pois abrange cerca de 40% da área total do território.

As conseqüências da retirada da cobertura vegetal original são principalmente perdas de biodiversidade, degradação do solo e o aumento da incidência de processo de desertificação, erosões, mudanças climáticas e na hidrografia entre outros esses que por tantas e tantas vezes acaba influenciando na vida das pessoas provocando deslizamentos e outras grandes trágedias.

5 comentários:

Waldez disse...

obrigado carol por publicar uma charge minha aqui, gostei!!swmpre que quiser pode ir lá! abraços o tio bosco está aqui pensando nas cervejas de sabado que vem. bye

Caroline Carvalho disse...

hehehe ha diz pra ele trazer o saca...sacarolhas...kkkkkkkkkk bjão tio Waldez

J.BOSCO disse...

Caroline, realmente tenho que levar o sacarrolha, não tava nem lembrando!
abrir vinho com martelo demora muito...rsss
bjs

Caroline Carvalho disse...

KKKKKKKKKKK
COM CERTEZA!

Maria ACMA disse...

Adoro o seu blog! É MARAVILHOSO! visite - me!