segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Feliz Aniversário Belém do Grão Pará


Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo Capitão-Mor Francisco Caldeira Castelo Branco, quando foi construído, no encontro dos rios Pará e Guamá, na elevação chamada pelos índios Tupinambás de Mairi, , um forte de madeira, coberto de palha, denominado Forte do Presépio. Hoje lá se encontra o Forte do Castelo.
Belém viveu seu apogeu durante o ciclo da borracha, quando imigrantes nordestinos aumentam sua população. Para a época (virada do século IXX), Belém começa a assumir aspecto de grande capital, quando ruas eram calçadas com paralelepípedos de granito importado de Portugal, surgiam os grandes edifícios públicos, os serviços telegráficos através de cabos submarinos, a drenagem dos alagados do Reduto, o sistema de iluminação a gás e o majestoso Teatro da Paz. O mercado municipal, hospitais, quartéis, cemitérios, todos resultaram da pujança da economia da borracha, mas os subúrbios periféricos permaneceram até 1950 como simples aglomerados e o espaço rural quase que intocado, sendo fonte de produtos de extrativismo, lenha e carvão, e lugar para vivendas e retiros das famílias com poder.

Belém é rica em história, em cultura e em natureza, que pode ser vista na sua forma mais exuberante em cada uma de suas ilhas, verdadeiros paraísos ecológicos, que circundam a cidade.

Belém é rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser sentidos em cada esquina, nas especialidades da culinária mais típica do Brasil, fruto da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças índia e africana.
Essa miscigenação cultural e racial também se faz presente no artesanato e o folclore riquíssimos, um lado uma cidade moderna em perfeita harmonia com natureza, digna de uma metrópole amazônica, e do outro, a arquitetura secular de origem nitidamente portuguesa, com um toque do neoclássico francês.

A culinária é excepcional pela sua variedade, com elementos europeus e indígenas, mais ou menos misturados. Apesar do calor da região, muitas comidas são quentes e apimentadas, com caldos de plantas regionais, como o tucupí, que é retirado da mandioca. As frutas, com sabores e cheiros inconfundíveis e desconhecidos para pessoas de regiões não tropicais, podem ser saboreadas in natura ou como sucos e sorvetes de superior qualidade.

amo minha cidade seus cheiros seus aromas suas praias suas matas sua fauna e seu povo

minha flor minha Belém meu grão Pará

Felicidades ao povo de Belém do Pará que estes 393 anos seja de muita paz em nossa cidade e que possamos preservala ainda mais para nossos filhos e netos conhecerema nossos encantos e belezas naturais.

7 comentários:

Nade T. disse...

Ai, Carol...
Os meus olhos ficaram marejados ao ver os vídeos...
Só que é paraense sabe o que é isso, menina!
Por isso o título do meu blog: ORGULHO DE SER. Tenho muito orgulho das minhas raízes! Do nosso Pará, da nossa Belém! Da "Nazica", como a minha mãe, carinhosamente, se refere a N. Sra...
Que saudade!!!
Faltam 21 dias para eu pisar em solo maravilhoso, em solo paraense!
Bjs

Caroline Carvalho disse...

Nade...
eu posso te imaginar eu tambem me emociono com essas canções com os aromas e cheiros temos ambas orgulho de ser!!!
A nazinha em outubro mexe com nossos corações são tantas emoções em ser belenense em ser paraense.
Então minha amiga aproveite cada segundo na nossa terrinha...
bjs

Unknown disse...

Carol, sua sensibilidade eu já conheço. Vocë é linda mais ainda fazendo um texto desse em homenagem a nossa Belém. Fico emocionada e cheia de curiosidade em tudo que você faz, em favor das pessoas e dos bichos. Vocë é um pedacinho do Universo entre nós. Quero que você conheça também o blog de um amigãoo meu muito talentoso, o Hiroshi. www.hiroshibogea.blogspot.com Meu beijo cheio de carinho, Patrícia Leite

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroline Carvalho disse...

Oi Patricia...
bom te ver por aqui sabes que tambem és muito especial paramim uma bela dscoberta virtual .
um beijo e um cheiro

J.BOSCO disse...

vídeo do leão e os amigos foi supimpa, Carol!!
gostei!!
abs

Caroline Carvalho disse...

legal que bom que gostou isso é q prova para gente que os animais não são irracionais como muitas vezes pensamos mas esse post foi sobre o niver de belém tio.
brigadapela visita bjs