sábado, 10 de janeiro de 2009

O vira-lata


Mistura de muitas raças, de porte grande, médio ou pequeno, pelagem longa ou curta, pretos, brancos, amarelos, cinza, pintados, tigrados, eis o vira-lata, um cão forte, saudável, amigo.
Hoje chamado sem raça definida, ou seja SRD, o vira-lata é um cão formidável, que nada fica a dever aos cães de raça pura.
A mistura de raças favorece o fortalecimento desse tipo de animal, ao contrário daqueles de raça que muitas vezes carregam hereditariamente algumas características que os tornam sensíveis a determinados fatores ambientais ou genéticos como propensão a doenças de pele, olhos, alergias etc.
Do ponto de vista do temperamento os vira-latas em geral são cães alegres e sociáveis. Os de porte pequeno são ótimos cães de companhia, os de porte médio ou grande cumprem com galhardia a tarefa de guardiões de propriedades.
Podem ser adestrados tal qual os cães de raça e, como são inteligentes, aprendem com facilidade o que lhes ensinam.
Alguns nasceram em casa, outros na rua. Outros ainda, são frutos de cruzamentos de animais de raça e assim surgem eles, os mestiços, que não deixam de ser vira-latas.
Na maioria das vezes desprezados por não terem "pedigree", que é o atestado de pureza de raça, eles sofrem muitas injustiças principalmente porque não têm valor de mercado ou não correspondem à vaidade de certas pessoas que gostam de ostentar seu cão "raçudo."
Independente de quaisquer considerações, o vira-lata é uma presença constante em nossas vidas. Muitos deles são conhecidos em todo o mundo porque se tornaram astros do cinema, outros pertencem à comunidade e são tratados pelos moradores de determinada rua, muitos são companheiros de pessoas infortunadas que vivem pelas ruas e outros ainda vivem em companhia de famílias que os adoram e são tratados a pão-de-ló.
Ser vira-lata não é problema. O triste é ser cão abandonado (e muitos de raça o são), passar fome e frio, não ter carinho, receber pontapés e pedradas. O importante é ser bem tratado.
Afinal de contas ser vira-lata é ser como nós, povo brasileiro, mistura de muitas raças.

8 comentários:

J.BOSCO disse...

são os melhores, essa raça, dá show de bola!!!!
bjs

J.BOSCO disse...

Tive vários, amei todos!!!!
bjs

Caroline Carvalho disse...

sosmos todos vira latas e deveriamos ter orgulhos dos bichinhos também.
isso é show tio eu sei inclusive um tal de blaik hehe
bjs

Fabrício Pontes disse...

olá carol desculpe a minha ausencia linda
mas estou aqui e estarei sempre agora
fim de ano muita correria
sabe como é né
bjs princesa!

Nade T. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nade T. disse...

Oi, Carol! Show a sua postagem! Vira-lata é o que há de melhor, pois são inteligentes e adoráveis. Inclusive já conversei com meu marido sobre adotar um. Moro em Porto Alegre e viajarei de férias mês que vem a Belém para ver minha família, pois sou paraense, e quando voltar, vou procurar algum lugar perto de casa que tenha animais para adoção e criar o bichinho. E quero vira-lata!
Bjs

Caroline Carvalho disse...

oi Fpontes sim te entendo mas senti tua falta ...rs ha feliz ano novo para vc né faz.

Caroline Carvalho disse...

que orgulho Nade gostei da atitude parabéns já que vem a belém vá lá na praça da republica num domingo desses para vc conhecer nossotrabalho asdepa temos animais para doação tambem + para vc é melhor adotar ai msm e o mais lindo do teu ato é adotar um viralata eles são adoraveis e amigos de verdade tenho certeza que vai trazer muitas alegrias ao teu lar = ]
um forte abraço querida