quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Animais em extinção no Brasil

Extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre. Ocorre de forma natural como conseqüência evolutiva e de forma causal como conseqüência do desequilíbrio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem.

De forma natural, a extinção de uma espécie pode ocorrer por transformações climáticas, mudanças no comportamento, doenças, parasitas e por competições entre espécies por território.

De forma causal, os animais podem ser extintos pelas alterações em seu habitat, desmatamento, captura ilegal e biopirataria. Foi divulgada uma lista recente de espécies brasileiras extintas onde estão presentes: a ararinha-azul, a perereca, maçarico-esquimó, libélula, minhocoçu gigante, minhoca branca, aruá-do-mato e o caracol gigante.

Há várias outras espécies já extintas espalhadas por todo mundo e mais ainda ameaçadas de extinção. Cabe aos homens lutarem contra o desmatamento e o comércio ilegal para que o ecossistema não seja destruído.

2 comentários:

Unknown disse...

mais que chatice eu quero animais em estinção no brasil e não isso e tem que ter todas as caracteristicas deles que rraiva viu vai toma no cú

Imóveis disse...

Achei maravilhosa esta informação resumida sobre este triste fato que ocorre com nossos animais por culpa do homem com mapa destes bichos que é a extinção. Meu adorou o mapa onde constam os animais. Pena alguns ignorantes que só querem um trabalho escolar para tirar nota e não entender nada. Obrigado.