domingo, 22 de março de 2009

22 de março dia mundial da água


"dia da água"
Você sabia que o Dia Mundial da Água - 22 de março - foi instituído em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92), que aconteceu no Rio de Janeiro!
A água é o constituinte mais característico da Terra e é o ingrediente essencial da vida.
Ilustrando esta essencialidade da água: "Um certo indivíduo está num deserto e necessita de água. Neste caso, a água é tão importante que este indivíduo deixa qualquer riqueza que possua e passa a querer a água antes de qualquer outra coisa". Este conceito é chamado pelos economistas pelo nome de utilidade marginal.

Formas de economizar a água
Há várias medidas para economizar água, sendo elas:

* Tomar duchas rápidas ao invés de banhos demorados ou de imersão.
* Manter a torneira fechada enquanto se lava o corpo, o cabelo, a louça ou escovar os dentes.
* Colocar uma garrafa com areia no autoclismo ou descarga ou adquirir um autoclismo com duas hipóteses de descarga.
* Não poluir os rios, protegendo assim este recurso essencial à vida.
Distribuição:
Na Terra há cerca de 1 360 000 000 km³ de água que se distribuem da seguinte forma:


2050 haverá guerra por água se não hover um desenvolvimento sustentavel.
Quando denunciamos os perigos que poderiam advir da chamada "Estratégia da Divisão" é bem provável que muitos leitores deste site não tenham acreditado que tal coisa fosse possível, preferindo adjetivar essa hipótese como sendo mais uma "teoria da conspiração". Naquela página, sugerimos terem os poderes deste mundo adotado a estratégia de apoiarem o marxismo (que parece somente ainda contar com adeptos em nosso continente) como forma de retardarem o desenvolvimento econômico da América Latina e Central. Apontamos também as disparidades de consumo entre os desenvolvidos e os em desenvolvimento, ressaltando a quase impossibilidade destes alcançarem qualidade de vida similar à dos países mais ricos, sob pena das ameaças ecológicas aumentarem muito de intensidade.

Todavia, não foram mencionadas naquela ocasião todas as motivações para tal atitude, o que talvez tenha contribuído para que muitos considerassem tal idéia como incoerente, já que o progresso econômico planetário sempre foi uma das metas dos países desenvolvidos, pois isto contribui para aumentar seus mercados e seus lucros. Todos sabemos que eles sempre defenderam o livre comércio que tanto lhes favorece pela incapacidade de concorrência dos países menos desenvolvidos. Muitos desses países adotaram, por essa razão, a política de substituição de importações, criando diversas barreiras às importações de produtos manufaturados no exterior, de forma a viabilizarem economicamente suas industrias nacionais.

Mas, já as manchetes dos jornais apontam para a verdadeira motivação da estratégia apontada:– a temível ameaça da carência de alimentos para a humanidade em médio prazo. As projeções efetuadas acerca do aumento da população mundial têm em comum a certeza de que a população continuará aumentando até o ano 2050. As mais alarmantes apontam um total de quase doze bilhões de seres humanos naquele ano. Considerando que, hoje, a população do planeta é de, aproximadamente, seis bilhões e meio de pessoas, isso significaria quase que a duplicação das necessidades de alimentos. Isso, sem considerar que, em nossos dias, já há um grande número de subnutridos no Mundo, especialmente na África e na Ásia, o que implicaria na necessidade de mais do que dobrar a produção de alimentos nos próximos quarenta anos.

Seria isto possível? É importante considerarmos que a produção de alimentos depende de quatro ingredientes que devem estar presentes numa mesma localidade geográfica, num dado momento, para que seja viabilizada.

10 comentários:

J.BOSCO disse...

Vai acabar esse ouro que nós bebemos todos os dias!
A coisa é mais séria que podemos imaginar!!!
bjs

J.BOSCO disse...

Tem muito pateta que não sabe desse perigo,Caroline!!
Boa lembrança!!
bjs

J.BOSCO disse...

Como anda o casal de peru???
vamos engordá-los para o círio...rsss
bjs

Caroline Carvalho disse...

É VERDADE TIO INFELIZMENTE TEMOS QUE ATURAR UNS CHATOS Q MAL SABEM O QUE SÃO DE FATO Ñ PODEMOS PENSAR SOMENTE EM NÓS POIS É UM BEM IMENSURAVÉL QUE DEVE SER PRESERVADO ASSIM COMO EU USEI POR QUE Ñ MEUS FILHOS Ñ USARAM É COISA DE LOCO TESE DE TCC HEHE A SIM ELES ESTMA OTÍMOS ESSES PERUS SÃOS CHATOS ACORDAM + CEDO QUE GALO VAMO PRESERVAR ELES PARA CEIA DO NATAL TIO FALA SÉRIO CIRIO É PATO NO TUCUPI RSRSRRS Q NADA NINGUÉM VAI MORRER NO MEU QUINTAL KKKKK BJS

J.BOSCO disse...

Caroline,cadê o tio Waldez????
abs

J.BOSCO disse...

Ato falho, o peru é pro natal...
Círio é patinho no tucupi...rsss
bjs

Waldez disse...

pena que é somente um dia dedicado a água os outros são pra poluir, qu pena...

Waldez disse...

fala tio bosco, to aqui cumpadi na área. tia carol vou colocar seu link novo no meu blog.tia carol o tio bosco cortou o cabelo. ficou legalzinho...

Caroline Carvalho disse...

ae tio waldez na área sim sim pro natal temos um pato aqui que tá pedindo p ser servido no cirio rsrsrs cabelas vão rolar e a pati tá esperando rsrss Ok tio waldez bigada vc realmente está certo infelizmente o nosso planeta água pede por socorro...

novo visula tio rsrs to te estranhando é academia e novo visual que virus é esse?! rsrs

abraços

abraços

J.BOSCO disse...

Caroline,vc conhece esse blog:
http://movimento-natureza.blogspot.com/
muito legal!
bjs