quinta-feira, 12 de março de 2009
Rio Amazônas o maior rio do mundo
O maior rio do mundo localiza-se no Brasil, especificamente na Amazônia: o rio Amazonas. A sua extensão é de aproximadamente 6.570 km, com mais de 1.000 afluentes
O rio Amazonas corre pelo norte da América do Sul, em sua maior parte em território do Brasil; é o mais longo rio do mundo, uma vez que nasce no nevado Mismi, na cordilheira de Chila, nos Andes do sul do Peru, o que lhe dá uma extensão de quase 7.100 km.
Esse número ainda não é preciso, pois os geógrafos não chegaram a uma conclusão a respeito de qual de dois cursos de água, ambos nascidos no mesmo Nevado, é o verdadeiro ponto de partida.
Real extensão do rio
A real extensão do Amazonas foi estabelecida pela primeira vez pelo Instituto Geográfico Nacional do Peru, no início da década de 1980. Em 1994, uma expedição organizada pelos brasileiros Paula Saldanha e Roberto Werneck seguiu o curso do rio desde sua foz, no Atlântico, até sua nascente nos Andes, comprovando os dados dos geógrafos peruanos; e desde 1995 o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil tem analisado fotos de satélite da região, chegando à mesma conclusão.
Mais comprido do que o rio Nilo
Uma expedição organizada em 1986 pela National Geographic Society, dos Estados Unidos, tomando como nascente o curso de água que se origina no monte Huagra, já tinha calculado a extensão do Amazonas em 7.025 km, o que seria suficiente para reconhecé-lo como mais comprido que o Nilo e o Mississippi-Missouri.
Nascente do rio
O rio nasce com o nome de Apurimac a 5.500 m de altura, no departamento peruano de Arequipa, descendo as encostas da montanha até unir-se ao Urubamba, na divisa dos departamentos de Junín e Ucayali, para formar o rio desse nome; já na região das florestas equatoriais, o Ucayali se une ao rio Marañón (perto da cidade de Nauta, no departamento de Loreto) e forma o Amazonas peruano.
Rio Amazonas no Brasil
Ao entrar em território brasileiro o Amazonas é chamado de Solimões até 30 km a leste de Manaus, onde recebe as águas do rio Negro e recupera seu nome principal.
Nos 1.900 km desde sua nascente até a planície na selva peruana, o rio realiza uma descida de 5.440 m; nos 5.200 km restantes, até o Atlântico, o desnível é de apenas 60 metros.
Os 3.700 km desde a foz até Iquitos, na Amazônia peruana, são navegáveis para navios de grande calado. Se considerados seus principais afluentes e os trechos navegáveis por embarcações menores, a bacia amazônica representa uma rede de 25.000 km de vias fluviais.
Em seu percurso, o Amazonas recebe quase 7.000 afluentes, que em conjunto ocupam uma área de quase 4 milhões de quilômetros quadrados. Os sedimentos arrastados pelas águas totalizam 800 milhões de toneladas por ano, e esses fragmentos de montanhas andinas são carregados pela correnteza até 200 km dentro do Atlântico, indo depositar-se na costa da Guiana Francesa, frente a Caiena.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
espetacular esta foro!
abs
Xiiiiiii!
Quem mandou vc retirar a minha imagem tomando banho? hei? Respeita mais tá! kkkkk
Imagino que esse seja um boto cor-de-rosa! Se não for, corrija-me... :)
Belíssima foto, realmente.
E o artigo está excelente. Estou inaugurando um blog voltado à Natureza e suas matérias são bastante preciosas para minhas pesquisas.
Parabéns!
Prezada Caroline, Commo faço para entrar em contato com você?? Se puderes me ligar ou mandaqr um mail 91 81670855 paulosantos@interfoto.com.br . Obrigado.
Olá, muito lindo o seu blog...vim parar aqui procurando fotos de rio para ilustar uma postagem, não tenho conhecimento do assunto e aqui com certeza poderei me interar rsrsrs vou segui...
Siga os meus
Esse é de educação
www.catiamarxeducar.blogspot.com
Esse é mais "eu"
www.catiamsgs.blogspot.com
Nunca conheci ninguém do Pará, ficarei muito contente se pudermos conversar bjs
Oi amei o seu blog ganhastes mais uma seguidora
beijos da Bahia
Postar um comentário