sábado, 21 de março de 2009

O Encontro das águas


Encontro das águas do rio Negro com rio Solimões
O Encontro das Águas é um fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões.

Eu pensava que o "Encontro das Águas" só se desse entre o Rio Negro e o Rio Solimões, vejo que estava enganada, pois como versa o amigo acima, o " Encontro das Águas" também se dá entre o Rio Amazonas e o Rio Tapajós. É deve ser um fenômeno parecido com o que se dá por aqui.


O Encontro das Águas é um dos pontos turísticos mais atraentes para quem quer conhecer os encantos naturais do Amazonas, e sua singular beleza é contada em verso e prosa. O Rio Negro, com suas águas escuras como o próprio nome indica, corre a cerca de 2 km/h com uma temperatura de 22*c, e a 18 Km partir do porto flutuante de Manaus, se encontra com o Rio Solimões, que, com suas águas amarelas e barrentas, vem correndo de 4 a 6 km/h e a 28*c., provocando o admirável e colossal " Encontro das Águas" que quem o vê, jamais esquece.


Quando o Rio Negro desemboca no Solimões, as águas ficam aparentemente repressadas contra a margem, percorrendo quilômetros e mais quilômetros rio abaixo, numa linha divisória meio torta traçada entre eles, que por vezes tende para o Rio Solimões e outras para o Rio Negro, sem que haja mudança das águas entre eles, só mesmo uma súbita mudança de cor.


Nota-se distintamente, que as águas tão logo se encontram, se envolvem como num abraço amigo, e voltam borbulhantes cada qual para o seu lado, até que o volume maior das águas amarelas e barrentas do Rio Solimões, engolem totalmente as águas escuras do Rio Negro, e os rios então, correm juntos, perdendo a sua identidade e formando o lendário e fenomenal Amazonas, dono absoluto da imensidão no infinito.

4 comentários:

Nade T. disse...

Lindo demais! Só quem sabe a magia que isso causa em nós é quem já foi ver bem de pertinho... Que linda postagem, linda homenagem, linda lembrança!
Ah, outra coisa: Ontem foi o Dia do Blogueiro, mas eu estava ausente da blogosfera por causa dos compromissos do dia-a-dia e, por isso, não passei pra te dar os parabéns...
Posso dar hoje, então? Parabéns, minha querida! Que continuemos lendo os blogs um dos outros por muitos e muitos anos! Que continuemos tendo mais e mais inspiração para continuarmos escrevendo!
Que Deus te abençoe!
Bjs e bom fim de semana!

J.BOSCO disse...

Fenômeno da natureza!!!!
bjs

Unknown disse...

Maravilhoso o nosso planeta!

Caroline Carvalho disse...

NADE vc disse tudo só quem viu pode imaginar a grandiosidade perfeita querida ñ esqueceste da tua terrinha hiem .
TIO amelhor palavra para expressar tal acontecimento amazônico é o fenômeno da natureza perfeito!!!
RAY COSTA realmente é maravilhoso mais o paraiso é aqui na Amazônia a maior maravilha dos 7 mares...